10 Dicas para ser um Maquiador de Sucesso

November 5, 2016

 

Dessa vez a matéria é um tanto quanto diferente....

 

Estou nessa jornada como maquiadora há quase 3 anos, como sabem minha formação acadêmica é em Negócios e por longos anos trabalhei na área de TI/Planejamento em empresas de Call Center, sim, Telemarketing (tudo a ver rsrs)

 

Como nem tudo é perdido (como sempre digo), aproveitei essa minha expertise em negócios e implementei nessa minha nova profissão, e é por isso que estou aqui escrevendo este artigo para citar as coisas que mais me ajudaram (e ainda me ajudam).

 

1 - Esteja presente em todas as redes (site, fanpage, facebook, Instagram, SnapChat, Youtube;

 

Nossa Profissão é visual certo? Então as pessoas precisam te ver e ver o seu trabalho! 
Quanto mais redes vocês estiver, mais facilmente as pessoas vão te encontrar, ver o seu trabalho e caso já seja cliente, poderão te recomendar.


2 - Defina o nicho (público) com o qual você quer trabalhar ex: editorial, noivas, estúdios, artística, salão, TV, Cinema e Teatro...etc

 

Pode parecer besteira, mas isso faz toda a diferença, pois em toda profissão tem as coisas boas e ruins, não existe profissão que tudo seja 100% maravilhoso. Cada nicho possui pontos muito diferentes, é preciso experimentar cada uma delas e ver qual você gosta mais. Eu definitivamente não acredito em Dom, tudo pode ser aprendido a qualquer momento, basta você querer (clichê não?) mas o que quero dizer é, se você gostar de fato, você vai se interessar em aprender cada vez mais!


3 - Crie um bom portfólio (faça permutas com fotógrafos e modelos) e divulgue tudo em todas suas redes

 

Novamente, nosso trabalho é visual certo? Então tenha boas fotos com modelos fotogênicas (não, não precisa ser modelo profissional, pode ser àquela sua amiga que tira boas selfies).

Uma ótima maneira é "permutar" com fotógrafos, cabeleireiros, lojas de roupas e acessórios e até modelos... Como funciona ? Todo mundo se junta, faz um trabalho bacana, ninguém cobra de ninguém, já que todos precisam de material, e ambos se divulgam (citando uns aos outros).

 

 

4 - Compartilhe conteúdo relevante, uma dica por ex;

 

As pessoas nas redes sociais gostam de adquirir conteúdo (mesmo se não forem utilizar para nada), então se você compartilhar alguma dica, as pessoas vão compartilhar daquilo e assim mais e mais pessoas vão ver o seu trabalho (recomendo também que pesquise sobre o EdgeRank, algoritmo do Facebook).

 

5 - Tenha um cartão de visitas com uma logomarca;

 

Além de motivador, as pessoas passarão a te ver como empresa e assim levar o seu negócio "a sério".

Fulana é maquiadora/empreendedora, tem até CNPJ aberto soa bem diferente de Fulana faz maquiagens. Então lembre-se também, modelo e cobaia também têm uma significados diferentes!

 


6 - Faça parte de grupos de maquiador e interaja 

 

Posso dizer com toda propriedade que pelo menos 50% do que aprendi foi em grupos de maquiagem. 

Lá aprendi sobre produtos ( o que comprar, o que não comprar), sobre macetes (pele madura, negra, oriental), sobre novidade , eventos e cursos, aprendi também a ter uma referência visual sobre o que era bom, médio ou ruim (dentro do meu gosto pessoal) ... enfim... muita coisa mesmo!

 

 

7 - Eleja os maquiadores os quais vocês se identifique e siga-os em todas as suas redes;


Siga maquiadores com estilos e áreas diversificadas. Alguns que eu sigo: Brigitte Calegari, Natália Capello, Max Weber, Henrique Mello,  Vanessa Rozan. (Tenho curso com todos rsrs)
Leia sobre a história de cada um, cursos que fizeram, história de como começaram... isso pode ser motivador e inspirador!

 


8  - Em suas redes profissionais seja profissional! Compartilhe esporadicamente assuntos pessoais mas nunca polêmicos, como política, moral e ética, religioso, esportivo ou preferências no geral.

 

Muitas pessoas resumem em: Vou fazer uma página e o meu facebook é pessoal e ponto final.

Ok, seu cliente quer saber sobre você e te adiciona.. o que fazer? não aceitar e correr o risco de ser taxado como chato?

Não seria melhor aceitar e deixar que ele faça parte do seu mundo ? Pense bem....

 

 

9 - Estude além de maquiagem, assuntos que tenham algum envolvimento, como Arte, Cinema, Fotografia, Iluminação, e etc

 

Meu mundo mudou depois que passei a estudar fotografia... As maquiagens que faço e até os filmes que assisto não são mais os mesmo. E por falar em filmes, é uma ótima maneira de criar referências de época. Já pensou se uma cliente pedir um make anos 70 ou 20 e você não tiver uma referencia visual no momento? Além disso estudar o porque de cada referência é muito bom!

 


10 - Consuma conteúdo diversificado: Revistas, TV, Online, Cursos. Algumas coisas minhas: Vogue, MakeupProfessional, Desafio da Beleza, Canal GNT, beautyup.com.br, EDUK e etc. 

 

Costumo dizer que para você ter sua própria visão sobre algo é necessário consumir muito de canais diferentes! Alguns Livros que recomendo: Visagismo Integrado - Identidade, Estilo e Beleza de Philip Hallawell, Maquiagem - O segredo dos Profissionais, Maquiagem - Técnicas, Referências e Atuação Profissional, Max Factor - O mundo que mudou as faces do mundo.

 

Espero que tenha ajudado

Comente aqui se tiver alguma dúvida

Beijos Beijos

Erika Melo

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Whatsapp Atelie

Ateliê Erika Melo | Rua Serra de Botucatu, 1148 | contato@atelieerikamelo.com.br | 11 - 96029-1160